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FERRAMENTAS

Se você já tem uma presença ONLINE ou pretende ter, abaixo relaciono várias ferramentas que podem ser usadas em paralelo para que você possa usar como apoio ao seu negócio:

MONITORAMENTO DE AUDIÊNCIA

Google Analytics
https://www.google.com.br/analytics/

O que é?
Bem conhecido da maioria dos lojistas o Google Analytics é um serviço gratuito do Google que gera estatísticas detalhadas sobre os visitantes da sua loja.

Para que serve?
Esta ferramenta simples e robusta fornece entre outras informações
importantes:
● número de visitas
● número de páginas vistas
● origem fontes de tráfego
● origem geográfica dos visitantes
● visitantes novos x antigos
● funil de conversão (o caminho que os visitantes fazem até completar todo processo de compra), muito útil para o lojista  encontrar falhas e avaliar o desempenho da loja.

Como implantar/usar?
A implantação é muito simples, basta se cadastrar e o Google fornecerá um código em uma linha de comando de programação (tag) que deverá ser inserido no sistema da loja. Muitas plataformas de e-commerce possuem um sistema amigável que permite que o lojista apenas insira o num. do código (ex: UA-24482272-2), que o monitoramento passa a funcionar em 24hs.

MONITORAMENTO DE DESEMPENHO

Ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis
https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/?hl=pt-BR

O que é?
Ferramenta gratuita do google para testar os sites e avaliar o quanto eles são amigáveis aos dispositivos móveis.

Para que serve?
Validar se o site vai funcionar adequadamente em telefones celulares e tablets.

Como implantar/usar?
Informe a url do site que você quer analisar e a ferramenta te da um índice referente a quanto aquele site é amigável aos dispositivos móveis.

PESQUISA

E-bit
http://www.ebit.com.br/

O que é?
Um sistema que pesquisa a satisfação do consumidor online após o ato da compra e usa essas informações para qualificar a redibilidade da loja.

Para que serve?
A pesquisa E-bit já avaliou mais de 20 mil lojas online no mercado e tem como função avaliar a experiência de compra logo que o consumidor finaliza o pedido e 15 dias depois de feita a compra, ele receberá um e-mail convidando para fazer uma nova pesquisa para saber como foi sua experiência com o recebimento do produto. Todos os dados das pesquisas são informados e conforme o número de pesquisas e a pontuação da avaliação a loja adquire um selo de credibilidade (diamante, ouro, prata,
bronze) que aumentam a confiança do consumidor na loja.

Como implantar/usar?
Basta preencher o formulário com os dados da loja no link “cadastre sua loja” . A E-bit analisa os dados para aprovação (em torno de 5 dias úteis).
Uma vez que o cadastro é aprovado o lojista recebe 2 tipos de códigos em uma linha de comando de programação (tag) , uma deverá ser colocada no rodapé para mostrar o selo de certificação da loja e outro que deve ser colocado na página de confirmação do pedido para mostrar o banner que levará o consumidor a primeira pesquisa de satisfação. Algumas plataformas
já possuem o sistema da E-bit integrado e o lojista necessita apenas colocar o código de cadastro fornecido pelo E-bit. Veja as plataformas que já possuem integração com E-bit acessando a área Soluções Integradas Dev Buscapé Company

DICA: a E-bit disponibiliza gratuitamente um relatório semestral com os números do mercado do e-commerce brasileiro chamado Webshoppers para baixar a versão mais recente acesse o site da E-bit.

Google Forms

O que é?
Uma ferramenta do Google que permite criar formulários de pesquisa de forma muito prática.

Para que serve?
Muitas vezes o lojista necessita fazer uma pesquisa com seu público sobre a satisfação dele com aos produtos da loja ou escobrir o perfil das pessoas que compram na loja dele.

Como implantar/usar?
Ele é integrado com o Google Drive, se você já tem conta no Google drive você já pode criar a sua primeira pesquisa usando ele. Ele é muito facil de utilizar criar seu formulario utilizando o sistema “arraste e solte” para criar um formulário e compartilha-lo por e-mail, compartilhando um link nas redes sociais ou “embedando” (colocando um código html), na página da sua loja.

Google Keyword Planner
https://adwords.google.com/KeywordPlanner

O que é?
É uma ferramenta desenvolvida pelo Google que mostra o número de buscas
por palavras relevantes e também o valor aproximado do custo por clique
(CPC),

Para que serve?
Supondo que você não é ainda anunciante do Google Adwords, o Google te dá uma colher de chá e disponibiliza esta ferramenta para você pesquisar quais as palavras que são mais valiosas para sua loja em termos de volume de buscas e valor do clique se você fosse anuncia-los. Muito útil também para testar se as pessoas estão buscando por determinado produto que você está pensando em vender na sua loja.

Como implantar/usar ?
É preciso estar cadastrado no Google (com uma conta Gmail por exemplo), e digitar a palavra que você deseja pesquisar que a ferramenta monta um relatório mostrando o volume de buscas do termo que você buscou e de palavras similares a ele.

Keyword Tool
http://keywordtool.io/

O que é?
É uma ferramenta desenvolvida que da ideias de palavras chave para trabalharmos. As palavras são ordenadas conforme a quantidade de buscas. Para ver mais informações como numero exato de buscas e nível de concorrência só na versão paga, mas a versão gratuita já ajuda bastante. O legal dessa ferramenta é que você consegue ter uma ideia desses volumes em várias ferramentas de buscas: Google, youtube, bing e app store.

Para que serve?
Com essa ferramenta você pesquisar quais as palavras que são mais buscadas para sua loja ou nicho de mercado e mostra também palavras relacionadas . Muito útil também para testar se as pessoas estão buscando por determinado produto que você está pensando em vender na sua loja.

Como implantar/usar ?
É simples de usar é só digitar a palavra que você deseja pesquisar que a ferramenta monta uma lista de palavras parecidas com a que você digitou e ordena elas conforme o volume de buscas conforme o site que você está pesquisando.

Mail chimp
http://mailchimp.com

O que é?
Ferramenta que envio de e-mail marketing.

Para que serve?
As ferramentas de e-mail marketing são a forma mais eficiente de entregar e-mails comerciais para uma base de e-mails qualificada. O Mail Chimp é uma das mais conceituadas do mercado por ser excelente na entrega do e-mail e nos relatórios muito completos após o envio (taxa de abertura,clicks, etc).

Como implantar/usar?
Basta se cadastrar na ferramenta importar sua base de e-mails e personalizar o layout do e-mail ou subir um código html  elaborado por sua equipe. A versão free permite que você envie 12.000 e-mails por mês para uma base de até 2.000 clientes.
DICA: Nem pense em usar esta ferramenta para mandar e-mail para uma lista desqualificada, se alguém que recebeu seu e-mail acusa-lo de fazer spam, o MailChimp Automaticamente desativa sua conta.

DESIGN

Canva
https://www.canva.com/